objetivos

 

 

Histórico da ETR

Como funciona a ETR

Localização e Layout da ETR

Perguntas e resposta frequentes

Contato / Fale Conosco

 

Como é relizada a coleta de lixo na cidade de Suzano?
A Pioneira Saneamento e Limpeza Urbana Ltda. atualmente é a empresa responsável pela coleta e transporte dos resíduos sólidos do município de Suzano.


Até abril de 2011, os resíduos coletados no município eram transportados para o aterro Pajoan, em Itaquaquecetuba – a cerca de 20 km da ETR, o qual foi interditado pela CETESB em decorrência de um acidente. Esta situação afetou a coleta de lixo não somente em Suzano, mas em outros oito municípios da região do Alto Tietê. Assim, foi necessário buscar uma alternativa para o destino final dos resíduos sólidos coletados nesses municípios.

Para Suzano, definiu-se que a disposição final dos resíduos seria realizada no aterro localizado no município de São Paulo (Centro de Disposição de Resíduos - CDR Pedreira), localizado a cerca de 50 km do município.

Qual a razão da necessidade da Estração de Transferência de resíduo?
Em virtude da distância e do tempo de viagem até o destino final o aterro CDR Pedreira, essa alternativa acarretou alguns impactos significativos, tanto do ponto de vista logístico, afetando relativamente à eficiência da coleta no município, como financeiros, tendo em vista que os caminhões coletores passaram a realizar o transporte diretamente ao aterro, reduzindo o tempo dedicado à coleta urbana e ampliando dispêndio de combustível e, também, alterando a dinâmica do tráfego em vias antes não utilizadas para circulação de caminhões coletores. Assim, além de impactos na coleta domiciliar de Suzano, a empresa enfrentou também um aumento nos custos operacionais dos serviços, em função da distância do CDR Pedreira.

Como solucionar as dificuldades para destinação correta do lixo?
Para solucionar as dificuldades no transporte dos resíduos até destinos distantes, a Pioneira decidiu pela instalação de uma Estação de Transferência de Resíduos – ETR no município de Suzano, visando operar de forma eficiente a coleta e disposição final e, assim, regularizar a gestão dos resíduos sólidos no município e, mesmo, na região. Após análise e avaliação de alternativas, foi definida a melhor área para a localização da ETR e, em julho de 2013 a empresa iniciou o processo de licenciamento ambiental no âmbito da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, junto à Agência Ambiental de Mogi das Cruzes.

O empreendimento recebeu a Licença Prévia em 22/07/2014 (LP 26001389), a Licença de Instalação em 28/11/2014 (LI 26002265) e três Licenças de Operação a Título Precário (LOTP 26001722, LOTP 26001736 e LOTP 26001751) para iniciar a operação.

Como funciona a ETR?
Na ETR é realizada a transferência do lixo de um veículo coletor a outro com uma capacidade maior de carga, do tipo carreta. Cada carreta carrega o lixo de cerca de 6 caminhões coletores, reduzindo o incômodo do tráfego nas vias públicas. As carretas fazem o transporte dos resíduos para seu destino final, neste caso, o aterro localizado no município de São Paulo (Centro de Disposição de Resíduos - CDR Pedreira).

Em Suzano as carretas de transporte dos resíduos realizam uma rota pré-determinada, previamente autorizada pela prefeitura, em função do tamanho dos veículos e da capacidade das vias. O trajeto é realizado pela Estrada Fazenda do Viaduto, Rua Dibe Tanus, Rua Raphael da Anunciação e Rodovia Índio Tibiriçá.

Todo o processo de transbordo é realizado em área pavimentada e coberta, evitando contato de resíduos ou chorume com o solo, sendo que foram projetadas canaletas para o seu devido recolhimento, encaminhamento para acondicionamento temporário e posterior envio do chorume para o tratamento numa Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em Barueri.

O esgoto sanitário é encaminhado para fossas sépticas, devido à inexistência de rede pública no local.

Para a operação de todos estes serviços, são empregados 33 funcionários.

Qual a necessidade de ampliação da carga horário na ETR?
Em 2016, em função da necessidade de atender melhor o município foi decidida a ampliação do funcionamento da ETR para o horário noturno, a Pioneira abriu um novo processo de licenciamento na Agência Ambiental da CETESB, ora em tramitação.

Quais são os benefícios gerados para a população?
Já foram alcançadas varias melhorias no entorno da ETR:

• Coleta de lixo na Estrada Geraldo Miranda;

• Instalação de lombadas e de placas de sinalização nas Estradas do Viaduto e Geraldo Miranda;

• Construção de ponto de ônibus/transporte escolar com cobertura na Estrada do Viaduto;

• Melhoria da iluminação nas adjacências da ETR;

• Melhoria indireta da segurança no local pela presença da empresa e da movimentação dos caminhões e presença dos funcionário no local; e

• Contratação de mão de obra da vizinhança.

• Integração com a comunidade local em datas especiais, com o fornecimento de brindes e lanches.

E a fim de minimizar ao máximo os impactos visuais e os decorrentes de emissões de odor e ruído:

• Implantação de cinturão verde nos limites da propriedade;

• Instalação de neutralizador de odor (cheiro bom) no entorno da área de Transferência para reduzir o odor durante a operação de transbordo do lixo dos caminhões pequenos para as carretas;

• Com relação aos ruídos, a empresa contratou estudo específico que constatou que a emissão está dentro das normas estipuladas para o período diurno e noturno.

 

 

Rua Marechal Rondon, 55 - Suzano - SP - Cep: 08674-280 - tel.: 55 11 4748-2922